Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estrutura Curricular
ptendejaes
Início do conteúdo da página

Estrutura Curricular

Publicado: Segunda, 07 de Janeiro de 2019, 13h06 | Última atualização em Segunda, 07 de Janeiro de 2019, 16h56

Para atingir o perfil desejado, e com base nas diretrizes curriculares e na competência do Engenheiro Agrônomo, o aprendizado ocorre por meio de sete grandes eixos: biologia e produção vegetal; biologia e produção animal;

instrumentalização e infraestrutura; formação humanística e desenvolvimento agrário; ciências do solo; ciências do ambiente e; tecnologia de produtos e processos.

O curso é mi nistrado através de eixos temáticos semestrais, estes, foram criados para agrupar conteúdos que possam ser tratados em conjunto de modo que, os eixos temáticos proporcionem uma visão mais completa ao discente, de como conteúdos diferentes podem se complementar e interagir,

proporcionando uma visão mais abrangente acerca da função e da importância de cada conteúdo na construção do conhecimento e contribuindo para que aconteça a interdisciplinaridade.

A flexibilização curricular se apresenta de maneira vertical e

horizontal. A flexibilização está dividida nos três ciclos de formação apresentados no currículo do curso. No ciclo de sedimentação profissional são encontrados os conteúdos complementares obrigatórios e os conteúdos eletivos como formas de flexibilização. Para integralizar o currículo o discente fará o estágio supervisionado obrigatório, o trabalho de conclusão de curso e as atividades complementares

(com obrigatoriedade na realização do seminário integrado).

De acordo com o grau de complexidade das informações, os eixos temáticos são ministrados em três ciclos (Tabela 1): 1° Ciclo

–Fundamentação, compreendendo do primeiro ao terceiro semestre; 2° Ciclo

–Desenvolvimento Profissional, do quarto ao sétimo semestre e 3° Ciclo

–Sedimentação Profissional, do oitavo ao décimo semestre da matriz curricular.

 

Tabela 1 - Ciclos de desenvolvimento
 
CICLOS CONTEÚDOS DESCRIÇÃO

BÁSICO

Fundamentação

(1º ao 3º semestre)

Fundamentos do curso para a construção de uma linguagem comum Atividades que trabalhem a linguagem, criticidade, criatividade, habilidades formativas.

PROFISSIONAL

Desenvolvimento profissional

(4º ao 7º semestre)

Contato com os problemas reais para integrar aspectos teóricos e práticos da atividade profissional Atividades de baixa e média complexidade explorando conteúdos básicos e profissionais do curso

SEDIMENTAÇÃO

Sedimentação profissional

(8º ao 10º semestre)

Onde o aluno irá completar o ciclo de graduação com a apresentação do TCC Atividades que completem a formação profissional

 

O curso é ofertado intercalando a cada ano, um ingresso no turno matutino e outro no vespertino, com vagas anuais para 50 discentes. A carga horária máxima semanal é de 30(trinta) horas e a diária, 5 (cinco) horas, considerando-se 6 (seis) dias úteis por semana e a possibilidade de utilização do ensino a distância (EAD), mediante regras constantes no Regulamento de Ensino da UFRA. Durante todo o percurso na Matriz Curricular, o aluno é incentivado a participar dos projetos de pesquisa e extensão universitária sob responsabilidade dos professores, assim como, mais adiante, a participarem de concursos para monitoria e ingresso no PET (quando houver) e na Empresa Júnior (quando houver)

registrado em:
Fim do conteúdo da página