Ir direto para menu de acessibilidade.
ptendejaes
Início do conteúdo da página

O Curso

Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2023, 13h31 | Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2023, 13h31 | Acessos: 287

O Campus Capanema, do ponto de vista estratégico institucional, demonstra que sua idealização foi realizada tendo por objetivo principal a interiorização da UFRA no Estado do Pará, de forma mais específica, em sua região nordestina, visando o desenvolvimento socioeconômico da região, bem como a criação de oportunidades para que sua população nativa pudesse estudar em cursos de nível superior na cidade, evitando, dessa maneira, a necessidade de deslocamento para a capital paraense, localizada a aproximadamente 165 quilômetros da sede do município de Capanema. Assim, em 2011 foi homologada a criação do Campus Capanema, de acordo com a Resolução do CONSUN n° 44, de 24 de novembro de 2011. Dessa forma, o Campus Capanema foi inaugurado na data de 01 de outubro de 2012, e suas aulas somente iniciaram efetivamente no ano seguinte.

Em 2013, pela Portaria nº 405, de 30 de agosto de 2013, pelo Ministério da Educação foi aprovado o curso de Ciências Contábeis na UFRA- campus Capanema, conforme Registro e-MEC n° 201209273. Posteriormente, foi reconhecido em 2017 através da Portaria N° 1012, de 25 de setembro daquele ano.

Características específicas destacam a UFRA Campus Capanema como única referência em instituição pública federal das microrregiões bragantina e salgado contendo um curso de Ciências Contábeis. Assim, o curso tendo como objetivo formar Bacharel em Ciências Contábeis com capacidade técnico-científica e visão integral, ética e humanística, comprometidos com o bem estar da sociedade social e o desenvolvimento sustentável.

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis tem o objetivo de formar contadores com profundo conhecimento das técnicas e práticas contábeis, capacitando-os a atuar de forma ética e socialmente responsável no processo de geração, análise e comunicação de informações contábil-gerenciais.

A missão do curso é formar profissionais da contabilidade com sólidos conhecimentos técnico-científico, éticos e com responsabilidade social, para atuar nas áreas operacionais, gerenciais, periciais e de auditagem contábil, contribuindo significativamente para sua inserção no mundo do trabalho e ao mesmo tempo dar respostas às demandas que lhes são colocadas, dentro de uma visão gerencial, com a geração de informações voltadas para o processo de tomada de decisões, inseridos na contínua busca para a valorização do ser humano, bem como de responsabilidade ambiental e social, plenamente inseridos no desenvolvimento local, regional e nacional da comunidade.

Dado isto, o curso de Ciências Contábeis é articulado respeitando a missão, visão, valores de sua instituição, bem como, por implementar as estratégias institucionais da Universidade, sempre com foco no cumprimento tático do desenvolvimento do Campus, consoante ao Planejamento Estratégico Institucional - PLAIN.

DESCRIÇÃO DO CURSO

Modalidade: Bacharelado.

Titulação: Contador.

Turno: Noturno.

Disponibilidade de Vagas: 50 vagas anuais.

Integralização: 4 anos no mínimo (8 semestres).

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO EGRESSO

 

O Curso de Ciências Contábeis, a ser ministrado no município de Capanema, Estado de Pará, foi concebido com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado (Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004), considerando as Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC.T.13/CFC e o Código de Ética Profissional do Contabilista, de forma a atender todas as variantes da profissão.

O egresso do Curso de Ciências Contábeis da UFRA deverá ser capaz de possuir conhecimentos necessários à realização de atividades contábeis, de auditoria, controladoria, perícia, consultoria e outras que lhe são atribuídas, articulando-os com outras áreas do saber.

  • Atuar no desenvolvimento e implantação de sistemas contábeis, objetivando suprir os diversos usuários com informações úteis em seus processos decisórios.

  • Exercer com ética, responsabilidade profissional e social sua missão de prestar contas da gestão das organizações públicas e privadas perante a sociedade.

  • Conhecer e utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem contábil;

  • Conhecer o sistema empresa, contribuindo na tomada de decisão;

  • Desenvolver, implantar e analisar sistemas de informação contábil e de controle gerencial;

  • Aplicar adequadamente as legislações inerentes às funções contábeis;

  • Executar trabalhos de consultoria, auditoria e perícia contábil;

  • Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários.

  • Utilizar raciocínio lógico, quantitativo, crítico e analítico na solução de problemas;

  • Articular, motivar e liderar equipes multidisciplinares para a captação de dados, geração e divulgação das informações contábeis;

  • Atuar com ética, responsabilidade, espírito crítico e empreendedor nas relações do trabalho e na sociedade em geral;

  • Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo do trabalho, adaptando-se a situações novas e emergentes, ofertando soluções inovadoras na área de atuação.

  • Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;

registrado em:
Fim do conteúdo da página