Ir direto para menu de acessibilidade.
ptzh-CNenfrdejaes
Início do conteúdo da página
Página inicial > Informações

Guia do Usuário

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

 

Segunda a Sexta Das 08h às 12h e das 14h às 20h

 

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CAPANEMA

 

Rua João Pessoa, 121, centro, Capanema – Pará, CEP 68700-030

 

EQUIPE

 

Bibliotecárias Documentalistas: Cristiana Guerra & Nazareth Oliveira

Estagiários: Sanderson Andrade, Helton Oliveira & Natália Morais

 

E-MAIL

 

biblioteca.capanema@ufra.edu.br

 

SITE

 

capanema.ufra.edu.br

 

FACEBOOK

 

facebook.com/biblioufracapanema

 

 

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

 

A biblioteca oferece aos usuários um acervo bibliográfico especializado, organizado em uma sala climatizada com mesas e cadeiras para estudo e pesquisa.

 

PÚBLICO ALVO

 

Toda a comunidade acadêmica da Instituição (alunos, professores e técnicos) e a comunidade em geral. O acervo bibliográfico é direcionado aos cursos desenvolvidos na UFRA Capanema.

 

PRODUTOS

 

O catálogo on-line do acervo bibliográfico está disponível para consulta por meio do sistema Gnuteca em qualquer computador conectado à internet pelo site: bc.ufra.edu.br

 

SERVIÇOS

 

Cadastro de usuários, empréstimo domiciliar, orientação à pesquisa bibliográfica e on- line e elaboração de ficha catalográfica.

 

CADASTRO DE USUÁRIOS

 

Para utilização do serviço de empréstimo domiciliar faz-se necessário o cadastro do usuário na Biblioteca. Para tanto, o usuário deverá apresentar o seguinte documento: Alunos: comprovante de vínculo com a UFRA referente ao período letivo atual e documento com foto.

 

Professores e Técnicos: Identificação funcional (comprovante de vínculo com a UFRA).

 

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

 

O empréstimo domiciliar ocorre mediante apresentação de identificação de matrícula. O usuário devidamente cadastrado pode emprestar até 2 livros do acervo circulante por 5 dias .

 

Os livros identificados como de Consulta Local devem ser consultados /pesquisados somente na biblioteca, não sendo autorizados para empréstimo domiciliar.

 

PENALIDADES

 

Devolução: O prazo de devolução é de até 5 dias. O descumprimento deste implica em suspensão de novos empréstimos ao usuário pelo dobro de dias em atraso.

 

Outras penalidades: Havendo perda, dano ou extravio do material bibliográfico sob responsabilidade do usuário, deverá ser realizado o ressarcimento à biblioteca com outro exemplar de idêntico teor em edição atual.

 

ELABORAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA

 

A ficha catalográfica é um elemento obrigatório em livros, trabalhos acadêmicos, dissertações e teses. Possui informações importantes sobre a identificação e conteúdo da publicação: autor, título, data de publicação, assunto, número de páginas, etc. Para solicitar a ficha catalográfica o usuário deverá utilizar o e-mail da biblioteca e anexar as seguintes informações da publicação: capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo, sumário e número de páginas. O prazo para elaboração da ficha catalográfica é de até oito dias úteis.

 

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

 

O portal da Capes é uma biblioteca virtual que oferece acesso aos textos (completos e resumos) de artigos de periódicos, e-books, teses, dissertações e bases de dados nacionais e internacionais, multidisciplinares e especializados de todas as áreas do conhecimento humano.

 

A UFRA integra a Comunidade Acadêmica Federada - CAFe, que possibilita aos usuários vinculados à Instituição (pesquisadores, docentes, discentes e servidores administrativos) o acesso remoto ao Portal Capes por meio de login e senha institucional.

 

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

 

O patrimônio bibliográfico e material da biblioteca pertence à toda comunidade acadêmica da UFRA que dele se utiliza para ampliação e atualização de seus conhecimentos. Para tanto, precisa ser preservado e bem cuidado para que todos possam usufruir desses bens.

 

OBRIGAÇÕES DO USUÁRIO

 

  • Identificar-se sempre que solicitado;

  • Observar e respeitar os prazos de empréstimo e devolução do acervo;

  • Observar e respeitar as regras de conduta relativas ao uso adequado da biblioteca e outras orientações pertinentes.

 

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

 

  • Visando manter a harmonia e tranquilidade, não é permitido , no ambiente da biblioteca: Entrar com objetos de uso particular (bolsas, mochilas, pastas, sacolas e outros afins). Para tanto, o usuário deverá utilizar o serviço de guarda volumes no balcão de atendimento.

  • Fumar; entrar com animais de qualquer espécie; usar equipamentos sonoros;

  • Ingerir alimentos tais como lanche, suco, água, entre outros...;

  • Recomenda-se, ainda, que todo celular deverá estar no silencioso. E, ao conversar, o usuário deverá dirigir-se à parte externa da biblioteca.

 

 

Biblioteca Central

Resolução

Veja o Arquivo

Regimento

Veja o Arquivo

Consulta de Acervo

Acesse o GnuTeca
Fim do conteúdo da página