Ir direto para menu de acessibilidade.
ptzh-CNenfrdejaes
Início do conteúdo da página
Página inicial > Apresentação

Apresentação

                  A Assistência Estudantil tem como missão garantir condições mínimas de acesso, permanência e conclusão da graduação aos discentes através de ações em consonância com o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, Decreto nº 7.234/2010. O PNAES apresenta ações de Moradia Estudantil, Alimentação, Transporte, Atenção à Saúde, Cultura, Esporte, Creche e Apoio Pedagógico, como previsto no seu o art. 3º, § 1º. Tais ações consideram a necessidade de viabilizar a igualdade de oportunidades, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e agir, preventivamente, nas situações de retenção e evasão decorrentes de da insuficiência de condições financeiras, proporcionando, assim, a diplomação em tempo hábil.
A assistência estudantil na UFRA é desenvolvida por meio de redes de atenção. Os projetos e ações estão voltados para:

a) a promoção do protagonismo do discente na democratização, valorização e qualificação do ensino;

b) elaboração de estratégias institucionais que contribuam para um bom desempenho acadêmico, reduzindo a evasão e favorecendo a conclusão dos cursos;

c) acolhimento e acompanhamento do discente através do atendimento psicológico, pedagógico e da assistência social em caráter de promoção, prevenção, informação e orientação individual ou em grupo, por demanda espontânea ou encaminhada, em aspectos relevantes ao processo de ensino-aprendizagem.

PROAES- Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

                    A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAES, da Universidade Federal Rural da Amazônia foi criada, em Agosto de 2013, para suprir uma necessidade que se apresenta na sociedade hodierna, ou seja, com a democratização do ensino superior muitos indivíduos entraram na universidade, porém alguns entraves (social, pedagógica, econômica, de saúde, psicológica, entre outras) dificultam o processo de formação acadêmica. Sendo assim, a PROAES tem como missão proporcionar igualdade de oportunidades e oferecendo estrutura capaz de subsidiar a formação acadêmica, pessoal, social, afetiva e profissional do discente.
Suas ações estão pautadas em planejamento, coordenação, execução e avaliação de programas, projetos e ações voltados à política de assuntos estudantis. Tais políticas atendem as demandas sociais, psicológicas, pedagógicas e de saúde, criando alternativas socioeducativas e culturais de permanência do estudante na universidade, proporcionando assim, a formação profissional e o pleno desenvolvimento da cidadania.
                Os programas, projetos e ações serão geridos pela Superintendência de Assuntos Estudantis e efetivados por suas três divisões (Psicossocial e Pedagógica; Assistência Estudantil; Qualificação Acadêmica) e Restaurante Universitário – RU.

Contatos:

Pró-Reitora

Profa. Iris Lettiere do Socorro Santos da Silva  iris.lettiere@ufra.edu.br

 Pró-Reitor Adjunto

Prof. Antônio José Figueiredo Moreira antonio.moreira@ufra.edu.br

 Secretária Executiva

Jheime Matos de Sousa jheime.matos@ufra.edu.br

 Administradora

Djane Monteiro Santos djane.santos@ufra.edu.br 

 Assistente Administrativo

Eloir da Silva Ferreira eloir.ferreira@ufra.edu.br

Valéria Corrêa de Oliveira valeria.oliveira@ufra.edu.br 

Telefone (91) 99269-6207 E-mail proaes@ufra.edu.br  Endereço: Avenida Presidente Tancredo Neves, Nº 2501 Bairro: Terra Firme  Cep: 66.077-830 Cidade: Belém-Pará-Brasil - Prédio Central, Ala C

Fim do conteúdo da página