Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
ptzh-CNenfrdejaes
Início do conteúdo da página
Página inicial > Lista de noticias > Pesquisadores da UFRA lançam livro.
Últimas notícias

Pesquisadores da UFRA lançam livro.

  • Publicado: Segunda, 07 Outubro 2019 09:47
  • Última Atualização: Segunda, 07 Outubro 2019 09:48
  • Acessos: 433

Pesquisadores da UFRA lançam livro sobre concessões florestais.

       

       Professores da UFRA, dos campi Belém e Capanema e Professores da UFOPA/Santarém conduzem, desde 2009, estudos socioeconômicos e ambientais relativos a uma área florestal de cerca de 1.300 mil hectares, na qual estão assentadas comunidades ribeirinhas e continentais. O estudo inicial foi realizado sob os auspícios do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio), que desejava conduzir um programa de outorga de florestas públicas, com o escopo de ordenar aquele território contra grileiros, atividade madeireira ilegal, garimpagem predatória, invasão de terras protegidas, inclusive indígenas.

      O relatório final deste estudo proporcionou a publicação, pela Editora da UFRA, da obra acadêmica intitulada “Mamurú-Arapiuns – Uma Região Amazônica em Disputa”, lançada pela própria EdUfra, em 2014. Autoridades do Estado consideravam que, pela primeira vez, em uma região estratégica, rica em recursos naturais, na bacia do rio Tapajós, dados e informações eram oferecidos, de modo sistemático, inclusive mapas de uso dos recursos naturais pelas comunidades tradicionais.  

      Em 2019, cinco anos depois, o mesmo grupo de pesquisadores (UFRA e UFOPA) lança obra acadêmica que oferece os resultados de pesquisas comparativas, de escopo longitudinal, sobre as comunidades tradicionais e o uso dos recursos naturais, após o lançamento e o desenvolvimento das outorgas florestais. Essa segunda obra intitula-se: “Arapiuns + 5: O Ordenamento Territorial Incompleto”, publicado pela Editora Appris, e organizado pelos pesquisadores Luiz Cláudio Moreira Melo Júnior (UFRA/Capanema), Silvio Roberto Miranda dos Santos (UFRA/Belém) e Alanna do Socorro Lima da Silva (UFOPA/Santarém).

 

O lançamento do livro será no dia 24 de outubro vindouro, na Livraria FOX, uma livraria plena de vida intelectual, localizada na Tv. Dr. Morais, entre a Av. Conselheiro Furtado e a Av. Apinagés, às 18 horas. Todos são convidados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página