Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
ptzh-CNenfrdejaes
Início do conteúdo da página
Página inicial > Lista de noticias > SERVIDOR, VOCÊ SABE O QUE É ASSÉDIO MORAL? #INTEGRIDADESOMOSTODOSNÓS
Últimas notícias

SERVIDOR, VOCÊ SABE O QUE É ASSÉDIO MORAL? #INTEGRIDADESOMOSTODOSNÓS

  • Publicado: Segunda, 05 Fevereiro 2024 16:10
  • Acessos: 415

ANEXO I

SERVIDOR, VOCÊ SABE O QUE É ASSÉDIO MORAL?

No ambiente de trabalho, o assédio moral se refere às “condutas repetitivas do agente público que, excedendo os limites das suas funções, por ação, omissão, gestos ou palavras, tenham por objetivo ou efeito atingir a autoestima, a autodeterminação, a evolução na carreira ou a estabilidade emocional de outro agente público, com danos ao ambiente de trabalho objetivamente aferíveis” 

Cartilha assédio moral TST

O assédio moral, portanto, é uma conduta repetida e prolongada, com objetivo de expor alguma pessoa a situações constrangedoras e humilhantes, e que reflete em danos à dignidade, saúde e integridade, além de prejudicar demasiadamente o ambiente de trabalho. O assédio moral pode ser classificado de forma vertical (descendente ou ascendente), horizontal e mista.

O assédio moral vertical descendente é quando superiores hierárquicos se utilizam da condição de autoridade para humilhar, constranger ou prejudicar outros servidores.

O vertical ascendente é quando um servidor (ou grupo de servidores) assedia seu superior hierárquico, visando interesses diversos como, por exemplo, realizar chantagem em busca de uma promoção.

O assédio moral horizontal é quando a conduta é praticada entre funcionários de mesma hierarquia.

Já o assédio moral misto é uma junção das formas vertical-descendente e horizontal, manifestando-se quando o indivíduo é assediado pelo superior hierárquico e pelos colegas de trabalho.

Importante salientar que além da Cartilha do Tribunal Superior do Trabalho, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRA também disponibiliza a Cartilha de Prevenção de Assédio no Ambiente de Trabalho em seu site.

COMO DENUNCIAR

O sistema FalaBR da CGU e os canais de comunicação da Ouvidoria e da Corregedoria-Geral da UFRA podem ser utilizados para o envio de denúncias de assédio moral.

Dessa forma, convidamos todos(as) os(as) servidores(as) a lerem o material disponibilizado e a se familiarizarem com o assunto a fim de que manter a dignidade no ambiente laboral, garantindo um ambiente colaborativo, próspero e saudável.

assediomoral

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Avenida Barão de Capanema, S/Nº | Bairro: Caixa D'Água | Capanema - Pa | CEP: 68700-665