Descrição do Curso
Ciências Biológicas
Modalidades: Bacharelado
Titulação: Biólogo
Turnos: Diurno
Integralização Curricular: 9 semestres
Vagas anuais: 50 discentes
Reconhecido pelo MEC com conceito 4.
Link e-MEC: Ato Regulatorio
DECRETO Nº 5.773, DE 9 DE MAIO DE 2006.
Habilidades
O Biólogo é capaz de atuar em qualquer área de competência deste profissional, estabelecida pela legislação vigente de forma crítica e ética, com capacidade técnico-científica e responsabilidade socioambiental. Aptos a promover, orientar e administrar de forma holística a utilização dos recursos naturais, em consonância com os preceitos da proteção ambiental. Aptos a educar, planejar, desenvolver pesquisas científicas e aplicar técnicas, métodos e processos adequados à solução de problemas e à promoção do desenvolvimento sustentável.
Áreas de Atuação
Os Biólogos podem executar atividades técnicas, de ensino e científicas de grande complexidade, nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde; Biotecnologia e Produção. Conduzindo estudos nas subáreas de genética, terapia gênica e celular, desenvolvimento e produção de organismos geneticamente modificados (OGMs), histologia, parasitologia, imunologia, epidemiologia, saúde pública, controle de vetores e pragas, ciências morfológicas, botânica, zoologia, ecologia, microbiologia, biologia econômica, análises clínicas, biologia celular, fisiologia, administração de jardins botânicos e zoológicos, educação ambiental, bioética, biossegurança, dentre outros. Cabe ao Biólogo realizar estudos de inventário, manejo e conservação de fauna e flora, bem como o licenciamento ambiental e a elaboração de relatórios e estudos de impacto ambiental.
Estrutura curricular
O curso será ministrado através de eixos temáticos semestrais, que agregarão duas ou mais disciplinas afins, permitindo, portanto, a interdisciplinaridade. Visando promover a flexibilidade na formação aos discentes será oferecido, também semestralmente, um elenco de disciplinas eletivas. Para integralizar o currículo o discente fará o estágio supervisionado obrigatório, o trabalho de conclusão de curso e as atividades complementares, cada um com carga horária obrigatória.