Sobre
O que é o ACESSAR/Capanema?
O ACESSAR/ Campus Capanema é instrumento representativo do Núcleo Amazônico de Acessibilidade Inclusão e Tecnologia/ACESSAR que é disciplinado por Regimento próprio, sustentado pelo Estatuto e Regimento Geral do organograma da Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA/Belém, onde fica sediado. O Núcleo é um órgão interdisciplinar e tem como finalidade exercer atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão no campo da Educação, Terapia Assistida por Animais e Tecnologia, para a promoção da inclusão social e do desenvolvimento humano de pessoas com necessidades específicas.
Público Alvo:
A comunidade acadêmica, instituições de ensino, associações de pessoas com deficiência e ONGs que tratem de discussões sobre acessibilidade e inclusão.
Composição da comissão: Docentes, Técnicos administrativos e Discentes.
Objetivos:
I - Promover o atendimento especializado para alunos com deficiência da UFRA/ Campus Capanema, garantindo inclusão e acesso em ações de ensino, pesquisa, extensão, serviços e infraestrutura;
II - Contribuir para a formação inicial e continuada, formal e não-formal, de estudantes, profissionais, docentes, pessoas com deficiência e familiares;
III – Colaborar para a promoção e desenvolvimento da produção técnico-científica nas áreas de Educação, Saúde; e Tecnologia, no sentido da inclusão social;
IV – Disseminar informações, por meio de publicações técnico-científicas, artigos, livros, manuais, cartilhas, e-books e outros produtos referentes às áreas de atuação da Comissão do ACESSAR;
V – Disseminar a cultura de inclusão na UFRA/Campus Capanema e na comunidade local;
VI – Contribuir para promoção do acesso e da permanência de estudantes, professores e técnico-administrativos com deficiência na UFRA/Campus Capanema e na comunidade local; por meio de programas e projetos de pesquisas e extensão, além de serviços prestados;
VII - Cooperar para a discussão, divulgação e avaliação de políticas públicas e programas que tenham a inclusão social como foco;
VIII – Produzir recursos pedagógicos, instrumentais, comunicacionais, metodológicos e tecnológicos alternativos, capazes de facilitar as atividades das pessoas com deficiência;
IX - Oportunizar à comunidade encontros, debates, seminários, fóruns e grupos de estudo, para discutir questões relativas à inclusão social e a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência e seus familiares.
Redes Sociais: