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Curso de Ciências Biológicas Licenciatura

Publicado: Quarta, 09 de Janeiro de 2019, 17h19 | Última atualização em Segunda, 29 de Maio de 2023, 19h36

A biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente e os mecanismos que regulam a vida. Portanto, o estudo da biologia possibilita a compreensão do surgimento da vida e sua organização através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, além de permitir a análise da relação entre Homem e natureza. A formação de biólogos licenciados no nordeste paraense possibilitará uma melhor compreensão dos diversos ecossistemas que compõem essa região e da ação antrópica exercida sobre eles, gerando profissionais capazes de criar soluções econômicas e socioambientais que melhorem a vida nessa região, além de profissionais que possam gerar conhecimento para a comunidade e para alunos tanto da educação básica quanto do ensino médio.

 

Em 2014, pela Portaria nº 646, de 30 de outubro de 2014 do Ministério da Educação foi autorizado o curso de Licenciatura em Biologia na UFRA-Campus Capanema, conforme Registro e-MEC n° 201413365. O curso visa abarcar, além dos conteúdos gerais básicos para formação de um biólogo, ou seja, um leque de conhecimentos que encerra o funcionamento de ecossistemas do nordeste paraense, buscando soluções para minimizar o impacto do uso irracional e com um suporte de informações para as autoridades governamentais locais, a formação de profissionais com conhecimento para atuarem na área da educação básica e do Ensino Médio, professores de biologia, contribuindo para a melhoria da educação da população regional. Propõe-se também, a criação de um polo de estudos biológicos, através da execução de projetos de pesquisa na região e a formação de profissionais de ensino especializados nesta área, a fim de impulsionar o desenvolvimento da região, além de proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população da região. Dado isto, o curso de Licenciatura é articulado respeitando a missão, visão, valores de sua instituição, bem como, por implementar as estratégias institucionais da Universidade, sempre com foco no cumprimento tático do desenvolvimento do Campus, consoante ao Planejamento Estratégico Institucional - PLAIN.

 

Descrição do curso

Modalidade: Licenciatura

Titulação: Licenciado em Biologia

Turno: Diurno

Integralização Curricular: 9 semestres

Disponibilidade de vagas: 50 vagas anuais

 

Áreas de Atuação

Para determinar o campo de atuação do licenciado em Ciências Biológicas, partimos, inicialmente, das orientações normativas da Política Educacional, no que corresponde a formação docente no Ensino Superior, quais sejam: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n. 9.394/1996; a Resolução CNE/CP n. 02/2015, com destaque para o art. 7º, voltada ao perfil do egresso da formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas. Portanto, o licenciado poderá desenvolver atividades profissionais docentes nos níveis e modalidades da Educação Básica. Além das ações no Magistério em escolas públicas e privadas, o licenciado poderá exercer as seguintes atividades:

  1. Atuar na gestão e organização das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais;

  2. Participar da gestão das instituições de educação básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

  3. Assistência, assessoria, pesquisa e divulgação de seus resultados, no âmbito de sua área de formação;

  4. Desempenho de cargos e funções técnicas que coadunem com as competências emanadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para as Ciências Biológicas e na Resolução CNE/CP n. 02/2015;

  5. Consecução de sua formação continuada, por meio da pós-graduação nas áreas de Ensino de Ciências Biológicas, Educação ou demais áreas correlatas ao objeto da formação profissional em Ciências e Biologia;

  6. Produzir e desenvolver materiais didáticos e metodologias adequadas de ensino, identificando e avaliando objetivos educacionais específicos da área;

  7. Possuir conduta ética e compromisso de construção de uma sociedade justa e igualitária;

  8. Ter consciência de seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

  9. Promover aprendizagens para o desenvolvimento de agentes em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de Educação Básica;

  10. Dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

  11. Relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;

  12. Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

  13. Identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;

  14. Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;

  15. Realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, em especial da Amazônia, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;

  16. Utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses conhecimentos;

  17. Estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais da área da educação e de Ciências e Biologia, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.

 

Além disso, o Parecer nº 01/2010 e a Resolução nº 227/2010 do Conselho Federal de Biologia (CFBio) dispõem sobre as Atividades profissionais e as Áreas de atuação do Biólogo. As seguintes Atividades Profissionais são:

  1. Proposição de estudos, projetos de pesquisa e/ou serviços;

  2. Execução de análises laboratoriais e para fins de diagnósticos;

  3. Estudos e projetos de pesquisa, de docência de análise de projetos/processos e de fiscalização;

  4. Consultorias/assessorias técnicas; coordenação/orientação de estudos/projetos de pesquisa e/ou serviços;

  5. Supervisão de estudos/projetos de pesquisa e/ou serviços;

  6. Emissão de laudos e pareceres;

  7. Realização de perícias;

  8. Ocupação de cargos técnico-administrativos em diferentes níveis; e

  9. Atuação como responsável técnico (RT).

 

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