Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grupos de Trabalho > Grupo de Estudos Marinhos e Costeiros da Amazônia (GEMCA).
Início do conteúdo da página

Grupo de Estudos Marinhos e Costeiros da Amazônia (GEMCA).

Acessos: 869

Informações do Grupo de Estudos

Logomarca: Em fase de preparação.

Título do grupo: Grupo de Estudos Marinhos e Costeiros da Amazônia (GEMCA).

Equipe:

Pesquisadores:

  • Prof. Dr. André Luiz Perez Magalhães (UFRA, Capanema)
  • Prof. Dr. Breno Eduardo da Silva Barros (UFRA, Capanema)
  • Prof. Dr. Luis Fernando da Silva Rodrigues Filho (UFRA, Capanema)
  • Prof. Dr. José Eduardo Martinelli Filho (UFRA, Belém)
  • Prof. Dra. Luci Cajueiro Carneiro Pereira
  • Prof. Dr. Marcelo Nazareno Vallinoto de Souza
  • Prof. Dr. Rauquírio André Albuquerque Marinho da Costa

Estudantes:

  • Alexya Queiroz (Doutoranda)
  • Thaynara Raelly da Costa Silva (Doutoranda)
  • Lais Cristina Passos dos Santos (Graduanda)
  • Marina Beatriz Aguiar Pereira (Graduanda)
  • Nalison Santiago de Oliveira (Graduando)
  • Waldiney Alves de Carvalho Júnior (Graduando)
  • Paula da Costa Nogueira (Mestranda)
  • Tiago Sousa de Farias (Graduando)
  • Tainá da Silva Oliveira (Graduanda)

Texto de apresentação:

O GEMCA é um grupo de pesquisa, criado em 2019, que desenvolve estudos buscando ampliar o conhecimento ecológico das populações e comunidades marinhas e costeiras da região amazônica. As ações e projetos do grupo têm como foco a caracterização da biodiversidade, sistemática, dinâmica e/ou da funcionalidade dos processos ecológicos e comportamentais, em diferentes escalas de tempo.

Objetivos:

Ampliar o conhecimento ecológico das populações e comunidades marinhas e costeiras da região amazônica, atuando na caracterização da biodiversidade, sistemática, dinâmica e/ou da funcionalidade dos processos ecológicos e comportamentais nestes ecossistemas.

Linhas de atuação:

  • Biodiversidade, ecologia e funcionalidade do plâncton marinho e costeiro.
  • Genética e biologia molecular de organismos marinhos e costeiros.
  • Comportamento animal; Ecologia comportamental de peixes recifais.
  • Oceanografia, com ênfase em gerenciamento costeiro e dinâmica costeira, atuando na zona costeira amazônica.

Produtos e serviços:

As publicações técnicas e científicas originadas deste grupo podem ser visualizadas no currículo Lattes dos coordenadores:

Destaque: Nova Publicação Científica

O Grupo de Estudos Marinhos e Costeiros da Amazônia (GEMCA), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA – Campus Capanema), em parceria com o Laboratório de Plâncton e Cultivo de Microalgas (LPCM) da Universidade Federal do Pará (UFPA – Campus Bragança), tem a satisfação de divulgar a publicação de um novo artigo científico.

  • Título: Population dynamics of Oikopleura dioica (Tunicata: Appendicularia) in a tropical estuary: Spatiotemporal patterns and environmental drivers
  • Autores: Thaynara R. C. Silva; André Magalhães; Ályssa T. P. C. Araújo; Elton A. C. Silva; Farley Darlan dos Santos Fernandes; Sânia Maria Ribeiro da Penha; Luci C. C. Pereira; Rauquírio M. Costa.
  • Periódico: Regional Studies in Marine Science (Editora: Elsevier)

O estudo investiga a dinâmica populacional da apendiculária Oikopleura dioica em um estuário tropical, analisando os padrões espaço-temporais de ocorrência da espécie e os principais fatores ambientais que influenciam sua distribuição e abundância. Os resultados contribuem para ampliar o conhecimento sobre a ecologia do zooplâncton em ecossistemas estuarinos tropicais, especialmente na região costeira amazônica.

Link para download gratuito até 16/04/2026:
https://authors.elsevier.com/c/1mgh98MvAu7TOw

Links associados: mídias sociais (Instagram e Facebook).

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Avenida Barão de Capanema, S/Nº | Bairro: Caixa D'Água | Capanema - Pa | CEP: 68700-665