Sobre o Curso de Engenharia Ambiental
CURSO DE ENG. AMBIENTAL E ENERGIAS RENOVÁVEIS
MODALIDADE: Bacharelado
TITULAÇÃO: ENGENHEIRO AMBIENTAL
Turno: Diurno
Integralização Curricular: 10 semestres
Disponibilidade de vagas: 50 vagas anuais
MISSÃO DO CURSO
A finalidade do curso de Engenharia Ambiental é assegurar a formação de profissionais aptos a prever e solucionar problemas que possam gerar impactos e mensurar a sua magnitude e, para tanto, a Física, a Matemática, a Computação, a Química, a Geologia, a Biologia, a Economia, a Administração e as demais áreas do conhecimento estão envolvidas. A busca desta interdisciplinaridade, como sentido maior, é, portanto, um fator essencial para um novo horizonte através deste curso de Graduação em Engenharia Ambiental.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O engenheiro ambiental deve ser capaz de entender os processos ambientais, reconhecer os agentes envolvidos e os riscos existentes, analisar as intervenções humanas e planejar as interferências adequadas de forma a controlar, recuperar ou preservar a biodiversidade existente. Além disso, deve saber projetar sistemas de mitigação mediante as recomendações das avaliações de impacto. Assim, saberá utilizar as tecnologias existentes e contribuir para o desenvolvimento das mesmas.
Também será capaz de participar e/ou coordenar equipes multidisciplinares de trabalho e interagir com as pessoas de acordo com suas necessidades profissionais. Para isso, deverá ter uma formação generalista, fundamentada nas ciências básicas da biologia e da engenharia, com forte embasamento social e ético.
ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura curricular do curso atende as exigências da habilitação profissional do Engenheiro Ambiental, de acordo com a Lei Federal n.5194 de 24/12/1966, que regulamenta o exercício da profissão de Engenheiro e da Resolução CONFEA n.218 de 29/06/1973, que discrimina atividades das diferentes modalidades da engenharia e das atribuições do Engenheiro Ambiental regulamentadas pela Resolução CONFEA n.447 de 22/09/2000. Com a seguinte matriz curricular:
COORDENADORIA
Coordenadora:
Profª. Dra. Mariane Furtado Gonçalves
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3422350208645978
e- mail: mariane.furtado@ufra.edu.br
Vice- Coordenadora:
Profª. Msc. Suziane do Nascimento
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9118402667224408
e-mail: Suziane.santos@ufra.edu.br
Colegiado:
Portaria 2982 de 25 de outubro de 2016
Membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE):
Profª. Dra. Mariane Furtado Gonçalves (Presidente)
Prof. Dr. Pedro Moreira Sousa Junior
Profª. Dra. Eleci Terezinha Dias da Silva
Prof. Dr. João Andrade dos Reis Junior
Profª. Msc. Suziane Nascimento Santos
TCC/CTES
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO
- Orientações para matrícula em ESO - 2019.1
- Norma ESO
- ANEXO I - Formulário de Requisição de Matrícula em ESO
- ANEXO II - Plano de Trabalho do ESO
- ANEXO III - Ficha de Controle de Atividades e Frequência de ESO
- ANEXO IV - Roteiro para Elaboração do Relatório Final de ESO
- ANEXO V - Formulário de Avaliação
- Modelo de Termo de Compromisso de ESO Remunerado
- Modelo de Termo de Compromisso de ESO Não Remunerado
- TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
- 10/04/2019 - 09:00 às 11:00 - Prof.ª Thais Braga
- 17/04/2019 - 15:00 às 17:00 - Prof.ª Erika Sousa
- 24/04/2019 - 09:00 às 11:00 - Prof. Igor Gomide
- 08/05/2019 - 15:00 às 17:00 - Prof.ª Erika Sousa
- 15/05/2019 - 09:00 às 11:00 - Prof.ª Thais Braga
- 22/05/2019 - 15:00 às 17:00 - Prof. Igor Gomide